segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Praias de Tamandaré, Porto de Galinha, Serrambi, Calhetas, Gaibú e Cabo de Santo Agostinho

TAMANDARÉ

fica a 92 km de Recife, capital de Pernambuco é a praia ideal para quem está à procura de tranqüilidade. Não é tão agitada como as praias próximas, Porto de Galinhas e Maragogi, mas não menos bela. Ela é lindíssima e a cidade é super limpa. A praia dos Carneiros, a 5 km do centro é uma das principais atrações da região, com águas mornas e calmas.Atividades relacionadas: Mergulho, Trekking ATRAÇÕES
Mergulho nas piscinas naturaisBem em frente à praia principal há muitos pontos de mergulho. Diversos corais recortam o litoral de Tamandaré, oferecendo ótimos pontos para mergulhar. As águas são super calmas e a transparência da água é incrível. Para ir aos melhores lugares, pegue uma jangada. Os barqueiros sabem exatamente onde são os melhores lugares. É uma experiência linda. A região pertence a APA (Área de Proteção Ambiental) Costa dos Corais, a maior unidade de conservação marinha do Brasil.Praia dos CarneirosA praia dos Carneiros sempre é citada entre as dez mais bonitas do Brasil. Ela fica a apenas a 5 km do centro de Tamandaré e ainda conserva sua beleza. Lá o Rio Formoso deságua no mar. A praia tem cerca de 5 km de extensão e é toda emoldurada por grandes coqueiros.Cachoeira do Bulha e Mirante do OitizeiroA cachoeiras do Bulha tem, aproximadamente, 7 metros de altura e é uma boa opção para um banho gelado de água doce. Mas se a vontade for ter uma vista panorâmica da cidade vale a pena visitar o mirante do Oitizeiro, ponto mais alto da cidade. Ele serviu como observatório da praia durante a Segunda Guerra Mundial. Lá se encontra um grande oitizeiro (árvore), com uma fenda natural bem no meio dele.

PORTO DE GALINHAS

A apenas 70 quilômetros de Recife, Porto de Galinhas tem águas límpidas e maravilhosas para a prática do mergulho livre. A praia tem beleza extraordinária bonita com muitas piscinas naturais, toda recortada por coqueiros que emolduram a orla. Ela tem uma extensão larga de areia e é bem grande, o que permite para os mais bem dispostos fazer longas caminhadas. Há ainda praias e braços de rio um pouco mais afastados, mas que valem a pena o passeio. A cidade é simpática, com muitas opções de pousadas, restaurantes e toda decorada com galinhas esculpidas em restos de coqueiros.Atividades relacionadas: Canoagem, Cavalgada, Ciclismo, Corrida de Aventura, Escalada em rocha, Mergulho, Montanhismo, Mountain Bike, Off-Road, Pesca, Surf, Trekking, Vela, Vôo-Livre, Wakeboard, Windsurf ATRAÇÕES
Porto de Galinhas possibilita a prática de diversas atividades esportivas. Surf, vela, mergulho, caiaque, futebol, futevôlei, vôlei, skate, ciclismo de aventura, mototrail, off road, caminhada, trekking e cavalgada são algumas das possibilidades, devido a suas águas calmas, dunas e acessos restritos.Surfe A praia de Maracaípe tem ondas de até dois metros de altura, devido as formação de uma baía natural e a praia do Cupê são dois excelentes lugares para a prática do esporte. Nesse ponto, onde já foram realizadas várias competições, os surfistas também encontram ondas fortes que permitem manobras radicais. Cupe tem vantagens como concentrar a maior parte dos hotéis de Porto de Galinhas e ser de fácil acesso.KitesurfePraia de Maracaípe é possível, ainda, curtir uma mistura de windsurf, esqui, wakeboard, surf e vôo livre.Mergulho nas Piscinas NaturaisBem em frente à praia principal se formam muitas piscinas naturais, quando a maré baixa. É possível alugar máscara e snorkel e ir explorando a região. O local, onde estão as piscinas é bem calmo, pois é protegido pelos recifes. Há uma grande quantidade de peixes e corais. Tome cuidado com os ouriços. Se quiser um pouco mais de privacidade, pegue uma jangada e já mergulhar nas piscinas que ficam um pouco mais afastadas da costa. Na Ilha de Santo Aleixo é possível encontrar antigas embarcações naufragadas.Muro Alto e MaracaípePara ir até Muro Alto e o Pontal do Maracaípe contrate um bugueiro credenciado no centro da cidade. O passeio vale a pena. A Praia de Muro Alto é super tranqüila. Lá, há uma barreira de coral que forma um verdadeiro muro a, aproximadamente, cem metros da praia. Isso faz com que uma enorme piscina natural, sem ondas, se forme no lugar. O passeio segue para o litoral norte, o Pontal do Maracaípe. Nesse local, o rio de mesmo nome encontra com o mar e formam os mangues. A grande atração do lugar é pegar uma jangada, explorar os mangues e mergulhar em pontos específicos, onde é possível observar os cavalos-marinhos em seu hábitat natural.

SERRAMBI

Uma praia tipicamente de veranistas, Serrambi fica vizinha a Maracaípe que, no nosso guia, se encontra em Porto de Galinhas. Logo quando chegamos à Vila de Porto de Galinhas, pegamos à direita uma pista de barro (12 km) que levará até a praia de Serrambi. No caminho, a Igreja do Outeiro fica bem no alto, abençoando a quem está chegando. A praia de Serrambi não tem o agito que a sua vizinha (Porto de Galinhas). É um lugar para você descansar, relaxar e curtir a natureza. Ótima para uma caminhada no final da tarde, ou para um delicioso banho nas piscinas naturais formadas pelos recifes de corais, que dão o charme a essa praia. Conheça a “Piscininha”, onde uma parte dos rochedos de corais deixa a água passar formando uma pequena piscina quando a maré fica seca. Passeios de barcos levarão você a conhecer o santuário ecológico do Rio Serinhaém, com os manguezais e um cenário que merece estar em seu álbum de fotografias. O pontal de Maracaípe fica ao lado com o encontro do Rio Maracaípe com o mar. Você também poderá fazer uma visitinha à Ilha de Santo Aleixo, que fica a alguns quilômetros de Serrambi, descendo um pouco ao sul. O local também é recomendado para a galera adepta do mergulho, pois em suas águas claras e profundas são encontradas embarcações naufragadas. São vapores, galeões, corvetas e cargueiros que proporcionam um cenário para aqueles que gostam de ter uma vista diferente da região. Para quem gosta de pegar umas ondas, aqui também é o lugar, mas é preciso um pouco de experiência, por causa das bancadas de corais, responsáveis pelas formações das ondas. Ótima para vir dar uma relaxada com a família ou simplesmente com alguém de quem você goste, Serrambi não vai decepciona-lo. Realmente vale a pena. Quer uma dica? Entre em contato com nossos associados e veja o que eles oferecem para você ficar hospedado nessa beleza de praia.

O CABO DE SANTO AGOSTINHO

Fica a 41 km do Recife e reúne ao mesmo tempo o maior pólo industrial de Pernambuco e um cenário belíssimo de praias paradisíacas.O Cabo é tido como ponto de descoberta do Brasil. Alguns historiadores afirmam que antes de Pedro Álvares Cabral chegar à Bahia, Vicente Pinzon já teria atracado na bacia de Suape, no dia 26 de janeiro de 1500, e batizado com o nome de Cabo de Santa Maria de La Consolación; nas escolas municipais do Cabo, essa é a data ensinada às crianças como sendo a do descobrimento do Brasil.TurismoCabo de Santo Agostinho está repleto de reservas ecológicas, manguezais e algumas das praias mais comentadas do país, como Calhetas, Paraíso e Gaibu (foto). Não faltam opções para relaxar ou praticar esportes náuticos. Durante o verão os hotéis e pousadas recebem uma grande quantidade de turistas de todos os lugares do mundo. Além das praias de beleza singular, outro atrativo da cidade são os seus monumentos históricos. Lá podem ser encontrados velhos engenhos que guardam a história do município. Atrações imperdíveis são a Igreja de Nossa Senhora de Nazaré e as ruínas do convento carmelita, que datam do final do século 16, e o Forte Castelo do Mar, construído em 1631 pelos portugueses com granito do próprio Cabo, para proteger a área dos holandeses. Para os que gostam de artesanato, o Cabo tem uma produção bastante diversificada, baseada na produção de cerâmicas. As peças podem ser encontradas no Mercadão, onde há artesanatos e produtos típicos da cultura nordestina. Entre as festas típicas da cidade está a Festa da Lavadeira, que acontece todos os anos no dia 1º de maio, na praia do Paiva. O evento, que começou de forma simples como uma reunião de pescadores, hoje reúne milhares de pessoas na praia do Paiva. Nas festas juninas, uma atração extra: o Trem do Forró: o percurso do trem era originalmente do Recife até Caruaru, mas nos anos recentes tem ido até o Cabo.A festa da Ouriçada é outro evento típico da região, baseada em superstições religiosas de pescadores da área. A ouriçada é também um dos pratos típicos da cidade. Quanto à estrutura hoteleira, o turista pode ficar tranquilo. São vários hotéis, inclusive de cadeia internacional, além de inúmeros bares, restaurantes e marinas etc.

Nenhum comentário: